quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

6. Como a Cidadania Italiana tem me Ajudado














Este é o último POST deste blog. Depois de tanto esforço para conseguir a tão sonhada cidadania italiana vem aquela pergunta: "E agora, o que eu faço com isso?"

Ao acompanhar a sequência as publicações do blog, você já deve ter percebido que requerer o direito à cidadania Italiana não é uma tarefa fácil, nem rápida, nem barata. Gastei muito do meu tempo e dinheiro. A idéia deste post não é desencorajar o leitor, mas sim fazê-lo pensar se vale mesmo a pena ter todo estes trabalho sem uma visão de aplicação futura.

No meu caso, eu já tinha planos de morar na Europa. O velho continente sempre me atraiu devido à sua diversidade cultural, gastronômica e arquitetônica. Aqui me sinto em casa, aqui me sinto seguro e feliz. Você aprende a enxergar todas as pessoas igualmente, aprende que o preconceito só é um problema se você pensa que é um problema. O fato de ser Brasileiro nunca me atrapalhou na hora de paquerar as Européias, ou mesmo me enturmar. Quando sabem que sou do Brasil a reação geralmente é positiva, as pessoas começam a fazer perguntas.

Cada cultura é diferente, cada indivíduo é diferente. Em geral os Europeus são simpáticos, mas não espere que alguém vai chegar do nada e começar a conversar.

Faz 2 anos que me mudei para a Europa, mais especificamente Barcelona. Gosto muito de viver aqui, pois na minha visão é uma cidade completa: praia, sol o ano todo, você vira um esportista, há muita festa e é muito fácil de fazer amigos devido ao grande número de estrangeiros em busca de uma vida mais equilibrada entre trabalho e vida pessoal. Deixo claro que minha vida no Brasil não estava ruim, mas aqui melhorou tanto financeirmente quanto no lado pessoal.

Finalmente, qual é o leque de possibilidades que você obtém aos ter seu passaporte em mãos?
  1. Você pode morar em qualquer país da União Européia;
  2. Você pode trabalhar legalmente;
  3. Você tem acesso fácil a qualquer universidade Européia;
  4. E principalmente, você pode abrir seu negócio.

Um médico Brasileiro precisa fazer validação de diploma aqui; o mesmo acontece com o engenheiro, arquiteto, ... Ou seja, não se iluda que vai ser fácil continuar a exercer sua profissão sem burocracias. Mesmo depois de validar o diploma, não se iluda também que a Europa é uma terra de oportunidades de emprego. Mesmo em 2015 a crise ainda pressiona a oferta de emprego na maioria dos países do bloco.

A maioria dos Brasileiros que conheci trabalha com atividades mais simples e que não requerem diploma. Não existe sub emprego, todo trabalho honesto é digno; e todos vivem relativamente bem independente da profissão porque a disparidade de salários é pequena. A saída por mim encontrada para seguir trabalhando na minha profissão foi montar meu próprio negócio. Assim gero empregos, ganho melhor e não tenho que me estressar com validação de nada.

Para quem chegou até aqui, desejo sucesso na Europa. Recomeçar não é fácil e exige coragem, sacrifícios e muito trabalho. Às vezes é necessário dar um passo atrás para em seguida dar dois adiante. Não tente ser esperto ou malandro ... não se esqueça que você trocou ou pensa em trocar nosso caloroso Brasil devido aos corriqueiros problemas como corrupção, roubo/violência, serviços ruins, custo Brasil, etc ... E que estes problemas são o resultado da enraizada malandragem em todos os extratos sociais, e que se traduz no desejo de ganho fácil ao custo de prejudicar alguém. Felizmente, encontrei Brasileiros excelentes aqui na Europa, mas infelizmente cruzei com outros tantos que me envergonham porque deixaram o Brasil para se tornarem putas e traficantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário